Como precificamos nossos produtos

‘’Como pode produtos que prejudicam a vida, serem vendidos mais barato do que aqueles que preservam?’’

PAUL HAWKEN - THE ECOLOGY OF COMMERCE

O CUSTO DE PRESERVAR

Empresas lucram com madeira, o mundo sofre com o desmatamento.

Empresas lucram com combustível, o mundo sofre com a poluição do ar.

Empresas lucram com grãos, pessoas sofrem com a falta de água.

E na moda não é diferente.

Empresas lucram gerando desejos insaciáveis.

Vendendo materiais que duram pouco.

Comprando de qualquer um que ofereça insumos mais baratos, não importando em que condições nem distância.

Lucram quando deixam de investir em qualidade, auditorias e regulações.

A precariedade do trabalho, a contaminação de solos e afluentes, o lixo tóxico exportado, a disputa pela água, o crescente acúmulo de CO₂, os desastres ambientais, os danos respiratórios…

Esses ficam por conta do mundo.

Em grande parte, das periferias.

Os preços do mercado, refletem a oferta e a demanda do presente.

Meio ambiente e justiça social representam o futuro.

Respeitar a vida, deveria ser o ponto de partida mais básico.

Como transformamos preservação em um produto?

Nota: Apesar de nossas escolhas serem aderentes às ODS, MSCI, GRI, SASB entre outros órgãos, a falta de uma única orientação para criação de produtos e serviços que preservam a vida, somado a alta complexidade de rastreio da cadeia produtiva, nos levaram a um abrangente estudo dos impactos ambientais e sociais relacionados à nossa atividade. Esse mapeamento nos permitiu criar nossas próprias diretrizes para atuar no que acreditamos serem os problemas socio ambientais mais urgentes e aplica-las de acordo com os limites até onde conseguimos avançar. Sendo assim, nossas escolhas nem são absolutas nem imutáveis. Nosso compromisso é nos aprofundar cada dia mais na cadeia produtiva e nas perguntas as quais ainda não encontramos respostas, ouvindo sempre nossos clientes, fornecedores, órgãos públicos, a comunidade, os parceiros, os concorrentes e os acionistas conforme as necessidades do mundo se transformam.

Três pilares são a base para a existência da nossa atividade:

Reduzir ao máximo o impacto socioambiental através das matérias primas mais naturais do mundo.

  • Como fazemos:

  • Sapatos produzidos 100% com energia limpa

  • Materiais e embalagens produzidos 100% com energia limpa

  • Priorizamos parceiros locais, próximos da fábrica e de pequeno porte

  • Negociações justas, respeitamos a realidade de cada parceiro sem pressionar

  • 100% do desenvolvimento do produto é interno dando autonomia total nas escolhas

Reduzir ao máximo o impacto socioambiental da cadeia produtiva elevando a barra da ética para além da regulação.

  • Como fazemos:

  • Solas 100% borracha de seringueira com óleos vegetais e livre de enxofre

  • Somos livre de couro. De microfibras ao material mais inovador do mundo 100% à base de planta

  • 100% do algodão utilizado em cadarços, puxadores e meia é certificado BCI

  • Palmilhas feitas 100% a partir de resíduos da produção

  • Embalagens 100% recicláveis 100% livre de plástico

Aumentar ao máximo o tempo de vida e a qualidade dos produtos em consonância com os pilares anteriores.

  • Como fazemos:

  • Aumentar ao máximo o tempo de vida e a qualidade dos produtos em consonância com os pilares anteriores.

  • Os melhores níveis de acabamento, corte, costura e montagem

  • Superar tendências com combinações fáceis e confiáveis de clássicos atualizados

  • Não temos coleções, lançamos novos produtos para completar o mix

  • Comunicar o valor perene dos produtos, nunca a urgência da moda rápida

Precificando nossos produtos

A partir dos pilares acima, precificamos nosso produto praticando a mesma margem média do mercado. Garantindo alto investimento em matéria prima de qualidade, mão de obra qualificada e bem remunerada e todas às outras iniciativas já listadas.

Demonstrativo aproximado da expectativa de investimentos e retorno calculada em novembro de 2023.

  • Custo do produto 28%
    Colaboradores 13%
    Custo do produto 28%
    Produto & inovação 28%
    Conteúdo de divulgação 3%
    Sistemas e administrativo 3%
    Frete & transporte 3%
    Taxas financeiras 3%
    Depósitos 2%
    Outros custos 2%
    Resultado esperado 15%

E reinvestindo na contínua busca de um mundo regenerativo.

Essa é a única moda que queremos que pegue.